Conheça os 5 produtos agrícolas mais lucrativos

Que o agronegócio é um dos setores mais importantes para a economia do Brasil não é segredo para ninguém. Os produtos agrícolas do nosso país, inclusive, têm grande destaque no mercado internacional. Afinal, temos um clima e um solo que nos favorecem e nos colocam em posição privilegiada em relação a muitos países.

Além disso, a tecnologia tem sido uma grande aliada na produtividade, no monitoramento e na qualidade dos produtos. É muito importante saber de tudo o que possa lhe ajudar a crescer ainda mais dentro da agricultura.

Por esse motivo, reunimos os cinco produtos agrícolas mais lucrativos e vamos falar um pouco de cada um deles para você. Ficou interessado no assunto? Continue lendo este artigo para saber mais.

Produção agrícola no futuro

Antes de saber quais são os cinco produtos agrícolas mais lucrativos, é preciso dar uma olhada no futuro da agricultura em nosso país. Você sabia que o agronegócio é responsável por 20% dos empregos no país e que exportamos para mais de 200 países?

Cerca de 1,5 bilhão de pessoas no mundo têm algum alimento de origem brasileira na cozinha. E a produção de grãos no país deve aumentar 27% até 2030. Todas essas informações apontam para um cenário de sucesso e que promete continuar crescendo.

Mesmo com todas as adversidades, o agronegócio faz parte da cultura e da economia brasileira, sendo essencial para o funcionamento da sociedade. Então pode acreditar quando ouvir que investir no agro é investir no futuro.

Os cinco produtos agrícolas mais lucrativos

Agora que você já sabe para onde a agricultura está se encaminhando na próxima década, vamos para o assunto principal deste artigo. Abaixo, listamos os cinco produtos agrícolas mais lucrativos, levando em conta o que é interessante plantar no Estado de Pernambuco e no Nordeste.

Isso porque o café, a laranja, o algodão, o milho e a soja, por exemplo, estão entre os produtos mais vendidos do Brasil. No entanto, suas produções são focadas em estados como São Paulo, Bahia e Mato Grosso.

Nesse post, pensamos em você, agricultor local, e no que a nossa terra oferece. Confira a lista baixo:

  1. Cana de açúcar: Podendo ser utilizada como açúcar, para consumo humano ou como etanol (o que contribui para assegurar a demanda), a cana de açúcar é o produto agrícola mais lucrativo na região. O Brasil é, inclusive, o maior consumidor e o maior produtor do mundo, com cerca de 10% de ocupação na agricultura. Até por questões históricas, já temos um vasto conhecimento na produção e boas regulamentações na área, que dão segurança ao plantio, à produção e à venda.
  2. Manga: A procura pela manga tem aumentado nos mercados interno e externo, causando a compensação nos preços para o agricultor. Por falar em lucro, o Nordeste exporta 67% da manga produzida no país, sendo o maior exportador de todas as outras regiões do Brasil. A manga hoje é um dos produtos premium da nossa exportação in natura, atendendo a mercados na Europa e América do Norte. É também muito procurada pela indústria de transformação para a fabricação de sucos, geleias e polpas.
  3. Banana: A banana não é apenas um dos produtos mais produzidos, como também um dos mais lucrativos, quebrando recordes de comercialização. A fruta pode ser produzida basicamente em qualquer lugar do país, desde o litoral até o interior, já que a bananeira se adapta ao clima e ao solo brasileiro. A versatilidade da fruta a faz ser um das preferidas do brasileiro, com alta procura o ano inteiro. Por ser de fácil manejo, pode trazer bons resultados para qualquer agricultor.
  4. Uva: A produção nacional de uva é focada tanto no mercado nacional quanto internacional, existindo dois períodos durante o ano em que as vendas aumentam bastante. Existe espaço para novos produtores e suas ofertas de ampliação nacional. É uma fruta com excelente aceitação no mercado interno, tanto para consumo direto quanto para a fabricação de um dos produtos que mais crescem em vendas no país: o vinho.
  5. Macaxeira: O cultivo da macaxeira é uma das atividades mais tradicionais do Brasil, sendo parte da cultura da agricultura familiar e fonte alimentar na nossa região. Mais de 100 países produzem a macaxeira, mas o Brasil é o segundo maior produtor do mundo, com mais de 10% do total da produção. A produção é perene, o manejo é relativamente simples e a procura é intensa durante todo o ano, não havendo variação nos rendimentos do agricultor.

Conclusão
Há outros produtos agrícolas que valem a pena o investimento. São eles melão, tomate, melancia, coco, goiaba, cebola, feijão, batata doce e abacaxi. Cada um tem seu mercado, sua foram de produzir e podem trazer bons lucros. A escolha dos produtos agrícolas para o plantio deve ser algo feito com cuidado. Existem muito potencial a ser explorado nas lavouras para se chegar ao mercado local e, quem sabe, até no nacional e internacional.

Ao escolher seus produtos, monte sua estrutura, com fertilizantes, ferramentas e todo tipo de insumos para se acercar de tudo o que precisa para obter a lucratividade do seu plantio. Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades da agricultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *