O uso de drones na agricultura
O uso dos drones evoluiu muito nos últimos tempos, passando a contribuir em áreas que antes nem se cogitava com a sua presença, como na agricultura, por exemplo.
Hoje eles estão mais populares, com preços mais acessíveis, facilitando o trabalho nas lavouras, auxiliando a gestão e permitindo até o aumento da produtividade das culturas.
Os drones são usados, principalmente na execução destas 3 tarefas:
- pulverização,
- topografia e
- imagens.
Entenda como:
- No Acompanhamento das plantações:
Através das fotografias tiradas pelos drones, é possível identificar falhas no plantio, locais com alta infestação de plantas daninhas, ataque de pragas, doenças, excesso de falha ou irrigação.
O monitoramento acontece por meio de sensores infravermelhos, capazes de monitorar cada planta. Assim, conseguindo visualizar o mapeamento de pragas e doenças, assim como sua disseminação, você pode tomar decisões mais rápidas evitando perdas maiores de produtividade.
- Demarcação de áreas:
Com a visão proporcionada pelo drone, você tem mais propriedade para fazer demarcação de áreas. Assim, você pode selecionar a melhor área de plantio, evitando que sejam ultrapassados limites.
- Monitoramento da fazenda:
O drone também pode ser muito útil no monitoramento da fazenda, o que pode economizar tempo e recursos.
O monitoramento das plantações com recursos de alta qualidade, como são os drones, auxilia no tempo da lavoura. Outra vantagem é identificar problemas que não foram vistos, contribuindo para uma maior produtividade.
- Drone para pulverização precisa:
Alguns modelos de drone permitem a pulverização no local exato. Isso reduz gastos com produtos fitossanitários, realizando aplicação somente onde é necessário. Um dos grandes benefícios do drone para pulverização de defensivos é substituição de trabalhadores, diminuindo a exposição, uma vez que não há piloto embarcado. Além disso, a Agência Nacional de Aviação Civil permite a utilização de drone para pulverização com peso a partir de até 25kg (equipamento + carga).
- Monitoramento da Pecuária
Os drones também ajudam a facilitar a contagem do gado na fazenda. Além disso, é possível verificar se há animais feridos, ausentes ou em nascimento, graças às câmeras de imagem térmica com que são equipados.
Outra finalidade é ajudar na observação das condições dos pastos para saber se precisam ser reformados ou se estão adequados. Com eles também fica mais fácil: verificar ocorrências de áreas desmatadas, identificar nascentes de rios e olhos d’água, buscar focos de incêndio, explorar áreas de difícil acesso, contar e/ou buscar animais perdidos, monitorar plantações etc.
Os drones grandes são classificados de acordo com sua capacidade e alcance de voos.
Existem diversos tamanhos de drones: os mini, possuem tamanho de 50cm a 2m. Os médios: podem transportar cargas até 200kg. Tem duração de voo de 5 a 10 minutos. E por último os grandes, usados para voos locais que são inacessíveis a aviões.
O uso desta maravilha tecnológica pode se reverter em economia financeira na lavoura, redução nos custos de aplicações, auxílio ao monitoramento e vigilância de fazendas. Tudo isso reflete em maior eficácia e aumento de produtividade no dia a dia.