GPS na agricultura: Conheça as vantagens

O uso de GPS na agricultura tem se tornado cada vez mais comum, a tecnologia (Global Positioning System) e os equipamentos desenvolvidos, possibilitam a localização de qualquer indivíduo no planeta, com uma precisão muito grande.

Existem diversas marcas e modelos de receptores no mercado. E mais, são modelos portáteis, que podem ser menores do que um aparelho celular. Então, eles recebem e decodificam os sinais dos satélites, são verdadeiros computadores e apresentam várias funções.

Isto é, auxiliam na medição de áreas, determinação de coordenadas, navegação, armazenamento de dados, entre outras.

A agricultura tem forte representatividade no Brasil, é responsável por grande parte da pauta de exportação e do saldo da balança comercial. Portanto, é constante a busca por alternativas que proporcionem melhorias no desenvolvimento e na gestão das atividades. Ao longo deste artigo você receberá informações imprescindíveis sobre o assunto.

Como sabemos que você gosta de se manter sempre atualizado sobre a área agropecuária, trouxemos informações valiosas. Vamos ao conteúdo!

Utilização GPS na agricultura
A utilização do GPS na agricultura, trouxe consigo a criação do termo agricultura de precisão. Sua principal característica é a adoção de tecnologias avançadas, e surgiu com a utilização do GPS e o sensoriamento remoto. Dessa forma, é possível aplicar insumos agrícolas nos locais corretos e em quantidades adequadas a cada região, evitando deformidades na produção em função da aplicação homogênea. O uso do GPS na agricultura possibilita:

  • A medição de áreas
  • Planejamento do plantio
  • Mapeamento em campo
  • Amostragem de solo
  • Direcionamento do trator
  • Inspeção da colheita
  • Analisar os tempos variáveis de aplicação
  • Mapeamento da produção

Como o GPS pode auxiliar na prática da agricultura em grande fazendas?
Além das vantagens citadas acima, a utilização do GPS na agricultura possibilita aos proprietários trabalharem em condições de baixa visibilidade no campo. Assim, fatores naturais como chuva, poeira, névoa e escuridão são superados. Em resumo, as informações coletadas auxiliam na utilização correta da água e da terra. Imagine o tamanho da economia com a utilização do projeto de irrigação mais adequado para a propriedade.

Aproveite para aprender as técnicas para tornar sua irrigação mais eficiente, faça uma pausa e assista à palestra. Nela, os mestres em irrigação vão ensinar as características ideais para um bom projeto de irrigação.

Comentários de “GPS na agricultura: Conheça as vantagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *