O impacto dos gafanhotos na agricultura

Recentemente surgiu uma notícia sobre a nuvem de gafanhotos que estaria passando pelo Sul do Brasil e prejudicando a agricultura do Estado causando apreensão a moradores e trabalhadores rurais. Mas, qual o impacto desses insetos na agricultura? O Nordeste corre o risco de ter a presença desses bichos? Nesta matéria você saberá mais sobre este assunto

–  O impacto
Os gafanhotos apesar de não transmitirem doenças para os humanos e animais, podem causar um grande prejuízo à atividade agropecuária. Esses insetos se alimentam de folhas e por isso há uma certa preocupação quanto às plantações por onde essa nuvem passar. 
O Estado gaúcho foi o primeiro a ser afetado por essa nuvem por se localizar perto da Argentina. Lá eles possuem uma atividade agrícola intensa como os plantios de arroz, trigo, aveia e soja.

O Nordeste corre este risco?
Não há como saber ao certo qual a rota desses insetos, mas, especialistas acreditam que não há risco da nuvem chegar às plantações do Nordeste visto que vários fatores podem interferir na mudança de comportamento dos animais. Mas, é sempre bom que os trabalhadores rurais fiquem atentos quanto às notícias que serão passadas pelo Ministério da Agricultura.

É muito provável que este fenômeno seja consequência de alterações no ecossistema original dos animais, como morte de predadores naturais ou outro, além de mudanças climáticas. 

Deseja ficar por dentro das notícias de agricultura e os melhores equipamentos e produtos agrícolas? Siga a Casa do Plantio nas redes sociais: @casadoplantio 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *