Quando o assunto é máquina agrícola, muitos agricultores acabam pecando, com prejuízos, inclusive pela falta de uma simples ação: a prevenção. Especialistas no assunto, orientamos que o produtor rural faça, com periodicidade, revisão e manutenção das máquinas agrícolas no período da entressafra.
Trata-se de um tipo de manutenção de cunho funcional preventivo e corretivo. Neste tipo de vistoria, o equipamento agrícola é inspecionado de forma completa, sendo que partes agregadas são desmontadas parcialmente para melhor análise (motor, transmissão, redução final, sistema hidráulico e elétrico). Orientamos a manutenção preventiva para evitar danos nas máquinas e possíveis paradas nas atividades agropecuárias durante a safra.
Este tipo de intervenção é necessário para garantir melhor disponibilidade mecânica durante o ciclo das atividades agrícolas e ainda controlar custos. Uma vez programada a manutenção, é possível administrar os custos de acordo com determinados períodos, sem que haja surpresas indesejadas e sem afetar a lucratividade do negócio.
O tempo médio de uma manutenção, no período da entressafra, pode variar de dois a cinco dias úteis, considerando tempo de diagnóstico e reparação.