5 habilidades que um bom agricultor deve ter

Administrar uma propriedade rural está intimamente relacionado às habilidades do agricultor. Para se manter no mercado e fazer com que o negócio prospere, é fundamental desenvolver competências que auxiliem o gestor em suas decisões estratégicas sobre a lavoura. 

Para se manter competitivo e fazer com o que o negócio venha prosperar, é fundamental algumas técnicas que possam ajudar o gestor nas decisões de estratégia sobre a lavoura. Pensando nisso, neste post, vamos destacar 5 habilidades que todo agricultor precisa ter para desenvolver o sucesso da sua propriedade.

1. Competência técnica

Vamos dar um exemplo bem simples, um aluno pode ter todo o saber necessário para resolver os problemas no negócio, mas se não tiver a prática, o conhecimento terá pouco valor. A competência técnica se refere à capacidade de saber realizar os melhores e mais recomendados métodos em sua lavoura – não é o mesmo que o conhecimento acadêmico. Para isso, a competência técnica não demanda do agricultor uma formação, mas um conhecimento profundo, atualizado e prático. 

2. Competência interpessoal

Saber se relacionar bem com a equipe de trabalho, com parceiros, fornecedores, etc é essencial! Esse relacionamento traz mais qualidade de vida ao trabalho, além de prazer, saúde e alegria. Essa habilidade é indispensável, uma vez que, na lavoura, o gestor não trabalha sozinho: ele precisa de outros profissionais treinados, motivados e satisfeitos. Isso pode determinar em grande parte o nível de qualidade das operações realizadas.

3. Habilidades mecânicas e de reparação

A agricultura é, hoje, dependente da mecanização. Falhas nos equipamentos podem paralisar todas as operações e atrasar o cronograma. Por isso, o agricultor precisa saber fazer a manutenção das suas ferramentas, aplicando as recomendações de especialistas e do fabricante. Embora ele não seja um profissional mecânico, é necessário que ele seja capaz de fazer pequenas manutenções. Essa habilidade pode fazer o agricultor economiza dinheiro e não perder tempo esperando reparos.

4. Conhecimento cultural

O agricultor que tem essa habilidade garante um saber mais amplo sobre sua atividade. Ele não se limita somente a conhecimentos sobre sua área, mas tem interesse no que está acontecendo no mundo, na sua cidade e na economia do seu país. Para ampliar essa competência, o produtor consome conteúdos por meio de noticiários no rádio e na TV, em jornais, blogs especializados no setor, sites do governo, além de feiras relacionadas ao agronegócio.

5. Eficiência em gerenciar seu tempo

O tempo do agricultor vale muito. Normalmente o profissional que trabalha de sol a sol durante as temporadas de plantio e colheita. Respeitar o calendário e as janelas de plantio e a colheita, adotando as tecnologias e práticas que otimizem o trabalho, contribuiu para que o agricultor atenda à demanda do mercado e às necessidades da sua lavoura. Essas habilidades do agricultor precisam ser desenvolvidas, de forma a refletir diretamente na produtividade da propriedade e, consequentemente, na lucratividade do negócio. Investir nesse crescimento pessoal e profissional agora, portanto, poderá definir em grande parte o futuro da empresa rural, independentemente do seu porte

Gostaram das dicas? Na Casa do Plantio você encontra assessoria técnica e muito mais para que o seu plantio tenha ainda mais qualidade. Compre o que você precisa sem sair de casa. Acesse: https://loja.casadoplantio.com.br/

 Siga nossas redes sociais: @casadoplantioFacebook Casa do Plantio



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *