As tecnologias do futuro agrícola

A tecnologia avança muito mais rápido do que em muitos outros campos. Ao redor do planeta, novas técnicas e ferramentas tem proporcionado um aproveitamento maior do solo, da mão de obra e dos recursos que se tem disponíveis.

As lavouras do futuro são marcadas pela presença total da tecnologia a favor do agricultor. Listamos alguns exemplos:

Máquinas autônomas:

Um veículo autônomo, capaz de realizar diversas operações da lavoura sozinho, desde o plantio, adubação e pulverização até a colheita. Hoje, já existem modelos experimentais totalmente automatizados, que são guiados por sensores, GPS e câmeras que podem realizar todas as tarefas com eficiência e segurança. 

Inteligência Artificial:

A inteligência artificial será cada vez mais capaz de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões não percebidos por humanos. A ideia é aprimorar as práticas de produção, fazer comparações e emitir alertas que possam elevar os padrões de qualidade e de eficiência operacional das fazendas.  

Mais acessibilidade a produtos tecnológicos:

Hoje, a grande parte dos produtos agrícolas que existem no mercado tem um alto valor inicial e nem sempre compensa em termos de custo-benefício. Isso faz com que muitos produtores não tenham acesso a essas ferramentas. A cada passo que as tecnologias se tornam comuns e baratas, o entendimentos sobre seu valor se amplia e, dessa forma, atinge um número maior de produtores, de diferentes portes. 


Certamente, o produtor rural que se mantém atualizado nas tecnologias no campo, irá aproveitar bem mais dos recursos que surgirem. Mantenha-se informado das novidades do mundo agrícola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *